MAIS PROCURADO

Israel diz ter matado líder do Hamas responsável por ataque de 7 de outubro de 2023

Yahya Sinwar teria sido eliminado durante confronto entre tropas de infantaria e combatentes do Hamas, na Faixa de Gaza

Chefe do Hamas, Yahya Sinwar (Foto: Reprodução)
Chefe do Hamas, Yahya Sinwar (Foto: Reprodução)

Israel disse ter matado Yahya Sinwar, líder do Hamas e responsável pelo ataque de 7 de outubro de 2023. A informação sobre a morte do homem mais procurado pela ofensiva israelense da Faixa de Gaza ocorreu pela rádio oficial dos militares israelenses.

“Yahya Sinwar foi eliminado”, informou a rádio oficial. A morte teria ocorrido durante confronto entre tropas de infantaria e combatentes do Hamas. O conflito aconteceu na tarde de quarta-feira (16), em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, em uma patrulha de rotina.

No X, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, publicou a imagem com três rostos riscados que seriam dos mortos. Além de Sinwar, no centro, Hassan Nasrallah e Mohamed Deif, líder do Hezbollah e chefe militar do Hamas.

Mais cedo, ele escreveu, citando o capítulo 26 de Levítico: “Vocês perseguirão os seus inimigos, e eles cairão à espada diante de vocês. Nossos inimigos não podem se esconder. Nós os perseguiremos e os eliminaremos.”

Sinwar foi eleito líder do Hamas em Gaza em 2017. Como mencionado, ele era considerado o responsável por planejar os ataques de 7 de outubro de 2023 em Israel, quando cerca de 1,2 mil pessoas morreram e outras 250 foram sequestradas.

LEIA MAIS:

Israel ignora pressão internacional e invade base da ONU