REINO UNIDO

Manias de Charles III incluem escova com 2,5 cm de pasta dental

Antigos funcionários relatam sinais que lembram os de transtorno obsessivo compulsivo

As manias de Charles III: escova com 2,5 cm de pasta e tampa da privada em posição determinada (Foto: Reprodução)

A irritação do rei Charles III durante sua proclamação com uma caneta tinteiro e as ordens que deu a um auxiliar para tarefas que ele mesmo poderia executar trouxeram à luz sinais de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), condição comentada por algumas das pessoas que trabalharam para ele no passado.

As imagens da cerimônia de domingo viralizaram nas redes: observado pela rainha consorte, Camilla, o rei faz gestos para que o auxiliar tirasse a caneta tinteiro e aparentou limpar a mesa com as mãos. No Twitter, uma conta que faz paródia da BBC compartilhou a gravação com a legenda: “o servo deve limpar minha mesa para mim. Não se pode esperar que eu mova as coisas”.

A postagem tinha 332,3 mil curtidas até a manhã de domingo, um pouco mais que as 308 mil curtidas reunidas por um um outro tuíte que diz: “imagine respeitar alguém que trata outro ser humano assim”.

Criado com um exército de ajudantes ao seu redor, o rei tem algumas obsessões em sua rotina e não está acostumado a realizar as menores tarefas. No documentário “Serving the Royals: Inside the Firm”, o ex-mordomo da princesa Diana, Paul Burrell, fez revelações sobre Charles. “Seu pijama é passado todas as manhãs, assim como os cadarços de seus sapatos. A tampa do assento sanitário precisa estar sempre numa determinada posição.”

Segundo Burrell, o novo rei sequer toca na pasta de dentes. Todos as manhãs, seus camareiros precisam deixar na escova 2,5 cm de pasta de dentes. E isso precisa ser feito minutos antes que ele escove os dentes.

O chefe o serviço de gastronomia do Príncipe de Gales (título de Charles antes de virar rei), Darren McGrady, deu informações sobre o café da manhã: “As ordens eram colocar duas ameixas e um pouco de suco num copo. Ele sempre deixava uma ameixa para que voltasse para mim e eu a repusesse no copo. Uma manhã pensei em colocar somente uma. Então ele me chamou e perguntou: ‘Por favor, tem duas?’ Dessa forma continuei a enviar duas e ele me devolvia uma.”

Algumas das manias de Charles se tornaram conhecidas em suas viagens ao exterior. Ele ficou famoso por fazer pedidos estranhos. Um livro de autoria de Tina Brown, que deve ser lançado em breve, revela que ele costuma mandar enviar sua cama, alguns de seus móveis, fotos e enfeites para onde vai viajar.

Este ano, quando esteve no Canadá, tiveram que transportar sua cama ortopédica, um assento sanitário inodoro e uma marca específica de papel higiênico.