eco

Menino de 3 anos sofre com infestação de piolhos nos cílios após brincar na areia, na China

Segundo os médicos, casos de piolho nos cílios são extremamente raros

Na China, um menino de três anos de idade contraiu piolhos nos cílios após brincar na areia e coçar os olhos. O garoto apresentou coceira e secreção nos olhos por uma semana antes de seus pais procurarem assistência médica. O caso foi publicado no American Journal of Ophthalmology Case Reports em maio.

Segundo a publicação, o menino foi diagnosticado com uma infestação parasitária no olho direito, onde os parasitas foram identificados como piolhos de cabelo por meio de uma análise microscópica. Esse tipo de caso é extremamente raro e não é estatisticamente relevante, de acordo com oftalmologistas.

Os pais informaram aos médicos que o menino tinha o hábito de brincar na areia e, em seguida, coçar os olhos com as mãos ainda sujas. Quando o menino começou a se queixar de coceira, a avó decidiu raspar seu olho com uma moeda na tentativa de limpá-lo.

Os médicos responsáveis pelo tratamento do menino descreveram que ele apresentava vermelhidão e inchaço no olho direito, mas sua visão estava normal.

De acordo com os médicos, “infestações de piolhos de cabeça e piolhos pubianos ocasionalmente podem ocorrer nos cílios e sobrancelhas, porém esses casos são extremamente raros e geralmente afetam crianças”.

Para remover as lêndeas e os piolhos, os médicos cortaram os cílios do menino e realizaram uma limpeza e desinfecção na margem do olho utilizando iodo. O tratamento também incluiu a aplicação de uma pomada oftalmológica.

Estudantes têm mal-estar após suposta infestação por piolhos de pombo em colégio estadual de Goiânia