GUERRA

Míssil atinge prédio do governo em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia – Vídeo

O prédio do governo regional da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, foi atingido por um…

O prédio do governo regional da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, foi atingido por um míssil no sexto dia da invasão russa no país. A informação foi dada pelo chefe do governo local, e o comando de operações da Ucrânia afirmou que o prédio era o alvo. Pelo menos 10 pessoas morreram e 35 ficaram feridas de acordo com o assessor do Ministério do Interior, Anton Herashchenko.

Também há sinais de um ataque maciço à capital do país, Kiev. Imagens de satélite registraram um comboio de veículos militares de cerca de 64 km de extensão em direção à cidade. Segundo a empresa Maxar, responsável pela imagem, podem ser vistos tanques, artilharia, veículos armados e outros equipamentos de logística.

O ministro da Defesa do Reino Unido também alertou que a Rússia tem “longas colunas de veículos blindados e veículos de logística” alinhados a apenas alguns quilômetros da fronteira e prontos para se juntar à ofensiva e apoiar suas tropas no terreno.

Em Kharkiv, de acordo com informações do jornal The Guardian, moradores da cidade afirmaram que as tropas russas atacaram na noite de segunda-feira e na manhã desta terça-feira. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky disse que os ataques a kharkiv são terrorismo de Estado cometido pela Rússia.

O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu que a comunidade internacional crie mais sanções contra a Rússia, por conta do ataque “bárbaro” à cidade de Kharkiv. “Mísseis russos bárbaros atingiram a Praça da Liberdade e bairros residenciais de Kharkiv. O mundo pode e deve fazer mais. Aumente a pressão. Isole a Rússia totalmente”,  escreveu Kuleba em uma rede social.

Um dos assessores do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que a Rússia está deliberadamente bombardeando áreas residenciais e infraestrutura civil.

“A Rússia está bombardeando ativamente os centros das cidades, lançando mísseis e ataques de artilharia em áreas residenciais e locais de administração —  disse Mykhailo Podolyak, um dos assessores do presidente: —  O objetivo da Rússia é claro, pânico em massa, baixas civis e infraestrutura danificada. A Ucrânia está lutando com honra”,  completou.