Morre Richard Rogers, arquiteto do Pompidou e vencedor do Pritzker, aos 88
Criador de um dos terminais do aeroporto de Barajas, ele foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico 'high-tech'
O arquiteto britânico Richard Rogers, conhecido por projetar edifícios mundialmente famosos, como o Centro Pompidou, em Paris, morreu aos 88 anos, de acordo com informações da imprensa.
Rogers, criador do Millennium Dome de Londres e de um dos terminais do aeroporto de Barajas, em Madrid, “morreu serenamente” na noite de sábado (18), disse Matthew Freud, presidente da empresa de comunicação Freuds à agência Press Association.
Vencedor do prestigioso prêmio Pritzker de 2007, Rogers foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico “high-tech”, que transformou os princípios estéticos para expor os elementos funcionais dos edifícios.
Rogers projetou o Lloyd’s of London, além do Pompidou
Entre suas outras obras estão a sede do Lloyd’s of London e o Edifício Leadenhall, conhecido como “cheese grater” (ralador de queijo) por seu formato particular.
Nascido em Florença, na Itália, em 1933, seu pai era médico e sua mãe discípula do escritor irlandês James Joyce. A família fugiu da Itália durante a ditadura de Benito Mussolini e se estabeleceu na Inglaterra em 1938.