CHAVES

Quanto Madruga devia ao seu Barriga? Veja curiosidades sobre Chaves

Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete de Chaves, faleceu em 2014, aos 85 anos, vítima da doença de Parkinson

A morte do criador e intérprete de Chaves, Roberto Gómez Bolaños, completou 10 anos nesta quinta-feira (28). O artista mexicano faleceu em 2014, aos 85 anos, após lutar contra a doença de Parkinson. A perda foi imensurável para os fãs, mas seu legado permanece vivo nas lembranças, nas risadas e nas histórias que continuam a ser compartilhadas em todo o mundo.

Uma das grandes obras de Bolaños é o livro El Diario del Chavo del 8, onde ele revela curiosidades sobre a criação de Chaves, incluindo o nome verdadeiro do protagonista: Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi. A obra é um retrato íntimo de seu processo criativo e da imensa popularidade que a série conquistou.

A música tema do programa é outra curiosidade que marca a história da série. Adaptada da famosa Marcha Turca de Beethoven, a melodia também serviu de inspiração para o compositor francês Jean-Jacques Perrey criar a peça The Elephant Never Forgets.

Entre os episódios mais emblemáticos, destaca-se aquele em que os vizinhos da vizinhança fazem uma viagem para Acapulco. Este foi o único episódio em que todo o elenco apareceu junto, marcando um momento especial na história da série.

Confira curiosidades pouco conhecidas do programa

Qual o verdadeiro nome do Chaves?

Uma das obras imprescindíveis para todo fã da série é “El diario del Chavo del Ocho”. Nesse livro, Roberto Gomez Bolaños revela que o verdadeiro nome do protagonista era Rodolfo Pietro Filiberto Raffaello Gugliemi.

A canção que inspirou a abertura do programa

O tema de abertura do programa é uma adaptação de “A marcha turca”, do célebre compositor Ludwig Van Beethoven. Essa composição serviu como inspiração para a melodia “O Elefante Nunca Esquece”, do francês Jean-Jacques Perrey, que é justamente a que escutamos no início do programa.

De onde vem o famoso “tá, tá, tá!” do professor Girafales?

Segundo Rubén Aguirre, ator que viveu professor Girafales, a frase foi inspirada em um maestro da infância dele, chamado Celayo Rodríguez. Veja o que o ator contou ao jornal ‘Página 12’: “Era um senhorzinho que conheci quando tinha sete ano. Quando ficava chateado com algo, dizia ‘tá, tá, tá!’. Eu exagero um pouco, mas juro que ele fazia mais ou menos assim”.

Quanto dinheiro seu Madruga devia para seu Barriga?

A imobiliária mexicana Nuroa tomou a iniciativa de calcular qual era o valor exato da dívida do seu Madruga com o seu Barriga, em razão do atraso de 14 meses no aluguel. Se tomarmos em conta a presença de seu Madruga em toda a série e as correções por juros e multas, a cifra chegou à casa dos 6.930 dólares.

Viagem a Acapulco: momento especial

Um dos episódios mais lembrados de Chaves foi quando todos os inquilinos da vila saíram de viagem para Acapulco. Esse capítulo foi o único em que todo o elenco aparece completo.