Moscas carnívoras consideradas extintas há 186 anos são encontradas em parque, na França
Espécie 'abutre' foi vista sobre o cadáver de um javali na neve, a uma altitude de 1.700 m
Um guarda florestal do Parque Nacional dos Pirineus, na França, encontrou exemplares de uma mosca carnívora que era considerada extinta desde 1836. Os insetos estavam sobre um javali morto na neve, a uma altitude de 1,7 mil metros.
A descoberta ocorreu em fevereiro deste ano e foi divulgada pelo parque na última sexta-feira (12). O guarda participava de uma ação de vigilância sanitária, no Vale de Ossau, quando se deparou com o inseto conhecido como “abutre barbudo”.
Trata-se, na verdade, da mosca de nome científico Thyreophora cynophila, que tem como característica a cabeça laranja brilhante.
Em 2010, alguns espécimes da mosca carnívora foram encontrados na Espanha. E desde 2018 o entomologista Laurent Pelozuelo, da Universidade Paul Sabatier, de Toulouse, vem mobilizando ambientalistas para procurar esses insetos no lado francês dos Pirineus.
“Extremamente raras, as observações são ainda mais importantes para o conhecimento da espécie”, disse a administração do Parque dos Pirineus, em comunicado nas redes sociais.
Também conhecida como “mosca urubu”, a Thyreophora cynophila é especialmente ativa no inverno, quando suas larvas se alimentam de carcaças em decomposição na neve.