Motorista bate recorde mundial de embriaguez após dirigir bêbado na Argentina
Com 5,5 gramas de álcool no organismo, um motorista argentino estabeleceu um novo recorde mundial…
Com 5,5 gramas de álcool no organismo, um motorista argentino estabeleceu um novo recorde mundial de embriaguez. O homem, que não teve o nome divulgado, bateu em um poste na madrugada da última sexta-feira. A colisão aconteceu em uma avenida de Necochea, província de Buenos Aires, mas não deixou feridos.
De acordo com seguranças de trânsito, o carro, um Nissan Tida, ficou com a frente toda destruída. Já o homem, depois de passar pelo teste do bafômetro, estava com 11 vezes a quantidade de álcool permitida para a direção.
Até então, o maior registro no país havia sido de 3,23 gramas na cidade de Santa Cruz, há dois anos. A nível mundial, um espanhol atingiu em 2016 a marca de 4,75 gramas de álcool por litro de sangue, enquanto conduzia pela cidade francesa de Libourne.
De acordo com especialistas, quando o nível de álcool no sangue supera 3 gramas, a pessoa está próxima de entrar em coma alcoólico. O que os surpreendeu foi o motorista ter conseguido conduzir o carro sem dormi ou desmaiar no volante.
Lei Seca na Argentina
Atualmente, a legislação no país prevê limite de até 0,5 gramas por litro de sangue aos motoristas. Contudo, cidades como Buenos Aires, Córdoba e Entre Rios têm tolerância zero.
A quantidade de álcool também varia em relação ao veículo. No caso de motocicletas, por exemplo, a quantidade permitida é de 0,2 gramas por litro. Quem for pego dirigindo acima do permitido tem o carro apreendido e pode ser preso. A pena varia de acordo com a cidade na qual o motorista tiver cometido o crime.
(Do Extra)