Inédito

Neve no deserto? Dunas de Al-Nafūd ficam cobertas de gelo na Arábia Saudita

Especialistas afirmam que mudanças climáticas podem favorecer eventos extremos como esse

As dunas do deserto de Al-Nafūd, na Arábia Saudita, ficaram cobertas de gelo no último do mingo (3/11). De acordo com uma agência de notícias local, chuvas intensas de granizo atingem a região desde o fim de novembro.

Vídeos que viralizam nas redes sociais mostram que uma queda brusca de temperatura registrada na cidade de Al-Jawf possibilitou que o fenômeno fosse presenciado pela primeira vez.

Nas gravações, motoristas que atravessavam o deserto trafegam em baixa velocidade diante de uma névoa densa. Em outros registros, é possível notar a extensão quilométrica de camadas de gelo encobrindo a areia.

Especialistas em clima e tempo atribuem o raro fenômeno a uma redução de pressão no mar da Arábia. O Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes reforça a análise. Sistema de baixa pressão que se formou no Mar Arábico teria levado uma massa de ar carregada de umidade para o continente, a qual teria colidido com o calor do deserto.

O resultado dessa mistura foi uma forte tempestade, com trovões, granizo e neve.

O departamento aconselha os moradores da região a se prepararem para mais tempestades com granizo e ventos fortes nos próximos dias. As tormentas podem reduzir a visibilidade e prejudicar o trânsito. Embora o evento seja raro e tenha ocorrido de surpresa, a orientação é de que moradores permaneçam em alerta máximo para mais condições climáticas extremas e incomuns.

Para estudiosos entrevistados pelo portal First Post, dos Estados Unidos, mudanças climáticas contribuem para ocorrência de eventos extremos como este.

Neve no deserto: veja como ficaram as dunas de Al-Nafūd

*Com informações do FirstPost e da CNBC