medo

Nos EUA, casais gays correm para se casar e ter filhos antes da posse de Trump

Alguns locais estão oferecendo serviços gratuitos para casais do mesmo sexo

Casais gays que moram nos Estados Unidos estão correndo para se casarem e ter filhos, antes da posse do presidente Donald Trump. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal nos Estados Unidos desde 2015. No entanto, antes disso, 37 estados e territórios do país já haviam legalizado o casamento. Mesmo assim, muitos acreditam que os direitos do casamento, assim como o do tratamento de fertilidade, podem ser revogados durante um segundo governo Trump.

Essas preocupações surgiram em 2020, quando os juízes Clarence Thomas e Samuel Alito sinalizaram que estariam abertos a reverter a lei do casamento gay. Fora isso, durante a primeira administração de Trump, pessoas transgêneras foram proibidas de se alistarem nas forças armadas dos EUA.

Após ouvir clientes preocupados, alguns locais de casamento, fotógrafos e planejadores começaram a oferecer serviços gratuitos ou com desconto para casais do mesmo sexo antes do Dia da Posse. Nos dias após a vitória de Trump, a fotógrafa de casamentos Lindsey Michelle, de Massachusetts, começou a compilar uma lista de fornecedores de casamento na área da Nova Inglaterra que ofereciam serviços gratuitos ou com desconto para casais LGBTQ. O número de empresas participantes na área da Nova Inglaterra aumentou para mais de 116 em poucos dias, segundo ela.

Mas Mary Bonauto, diretora de projetos de direitos civis na LGBTQ Legal Advocates & Defenders, disse que até o momento não há indícios de que Trump queira modificar essa lei.

O republicano também escolheu Scott Bessent, que é gay e casado, para secretário do Tesouro. Além disso, diversos casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados em Mar-a-Lago, famoso resorte de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida.

Bonauto ainda destacou as salvaguardas que os legisladores implementaram para proteger o casamento entre pessoas do mesmo sexo, caso o tribunal superior decida revogar a lei. Vários estados também tomaram medidas nos últimos anos para proteger o casamento gay, seja consagrando o direito nas suas constituições estaduais ou derrubando leis que proibiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

*Via Extra