O que se sabe sobre “Titan”, submarino desaparecido em expedição ao Titanic
Autoridades informaram na tarde de segunda-feira (19) que a embarcação tem entre 70 e 96 horas de oxigênio restantes
Uma missão de busca e resgate está em andamento para localizar um submersível desaparecido da operadora de turismo OceanGate Expeditions nos destroços do Titanic, na costa de St. John’s, Newfoundland, no Canadá. Autoridades informaram na tarde de segunda-feira (19) que a embarcação tem entre 70 e 96 horas de oxigênio restantes.
A expedição começou com uma viagem de 740 quilômetros até o local do naufrágio, que está aproximadamente a 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA. O submersível iniciou sua descida na manhã de domingo (18), mas perdeu contato com a tripulação do Polar Prince, o navio de apoio que o transportou até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida, de acordo com autoridades.
A Guarda Costeira dos EUA foi alertada sobre o atraso do submersível e lançou buscas na superfície da água, além de uma aeronave para realizar buscas aéreas e por radar, informou o contra-almirante John Mauger durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira.
O submersível, chamado “Titan”, pesa cerca de 10 toneladas e é construído com fibra de carbono e titânio, conforme divulgado pela operadora de turismo OceanGate Expeditions. A embarcação tem aproximadamente 6 metros de comprimento e possui suporte de vida para até 96 horas, de acordo com o site da OceanGate. Mauger afirmou que as autoridades preveem que há entre 70 e 96 horas de oxigênio disponível na embarcação no momento. Os destroços do Titanic, descobertos em 1985, estão divididos em duas partes no fundo do oceano, cerca de 4 quilômetros abaixo da superfície.
Segundo as autoridades, cinco pessoas estão a bordo do submersível desaparecido. O empresário Hamish Harding é um dos passageiros, conforme uma postagem em mídia social de sua empresa, Action Aviation. Normalmente, uma expedição conta com um piloto, um “especialista em conteúdo” e três passageiros pagantes, de acordo com o site da OceanGate.