OMS batiza doença provocada pelo novo coronavírus de COVID-19
Antes de ser nomeada, a doença era chamada de 2019-nCoV pela agência de saúde da ONU
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (11), o nome da doença respiratória provocada pela infecção do novo coronavírus: COVID-19. Até o momento, o nome temporário era 2019-nCoV, que era usado pela agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus ao G1 Nacional. As diretrizes internacionais exigem que nomes de doenças não façam referências a localização geográfica, animais, indivíduos ou grupos de pessoas. O nome deve ser pronunciável e tem que estabelecer alguma relação com a doença. E a nomenclatura segue todas as regras.
A doença será batizado por uma equipe internacional de virologistas, que devem identificar a taxonomia do novo coronavírus. Ele pertence a um grupo já conhecido, de acordo com uma porta-voz da OMS.
No Brasil, nenhum caso foi confirmado, mas há sete suspeitos. Na China, mais de mil pessoas morreram. No Japão, há um cruzeiro com 135 pessoas infectadas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou ao G1, na segunda-feira (10) que o mais provável é que a circulação do vírus ocorra no Brasil. Então é necessário que a população tome todo cuidado. Saiba como se prevenir:
*Com Informações do G1 Nacional
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira