igreja

Papa Francisco nega rumores de que vai renunciar: “Por enquanto não”

"Deus dirá", disse o pontífice

Vaticano vai fechar contas no exterior e proibir investimentos em armas - (Foto: Vatican Media - Divulgação)

O papa Francisco negou os rumores de que planeja renunciar em um futuro próximo. O pontífice concedeu uma entrevista à agência Reuters, no Vaticano, no último sábado (2) e o conteúdo foi divulgado nesta segunda-feira (4).

Os rumores da possível renúncia surgiram na mídia após uma série de eventos no final de agosto do ano passado: reuniões com cardeais do mundo para discutir uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L’Aquila.

L’Aquila está associada ao Papa Celestino V, que renunciou ao papado em 1294. O Papa Bento XVI visitou a cidade quatro anos antes de renunciar em 2013, o primeiro papa a fazê-lo em cerca de 600 anos.

Sobre isso, papa Francisco disse: “Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma ‘liturgia’ aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!”.

O pontífice, no entanto, repetiu sua posição muitas vezes declarada de que ele poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja.

Ainda na entrevista à Reuters, papa Francisco aproveitou para negar os rumores de que estaria com câncer. Ele brincou, dizendo que seus médicos “não disseram nada sobre isso”. Na conversa, o papa também repetiu sua condenação ao aborto.

Vídeo: Papa Francisco pede ‘um pouco de tequila’ para mexicanos

Em maio deste ano, o papa Francisco brincou com um grupo de seminaristas mexicanos que lhe perguntaram sobre sua dor no joelho. “Você sabe do que eu preciso para a perna? De um pouco de tequila” disse ele, provocando gargalhadas dos religiosos.

O vídeo, que se tornou viral, foi gravado durante a audiência geral das quartas-feiras e dura alguns minutos. Assista AQUI!

*Com informações do G1