merlin

Peixe-dourado é submetido a cirurgia pioneira para a retirada de tumor

Cirurgia foi feita em clínica veterinária na Irlanda; veja o resultado

Foto: Daily Star

Um peixe-dourado de 17 anos foi submetido a uma cirurgia pioneira para a retirada de um tumor na cabeça. Merlin, de 7,5cm de comprimento, foi operado em uma clínica veterinária de Dublin (Irlanda) no mês passado.

Os tutores do peixe ficaram preocupados quando ele deixou de comer e apresentou um caroço na cabeça. Eles procuraram ajuda e receberam a notícia: Merlin teria que ser operado.

O animal recebeu anestesia geral antes que a veterinária Emer O’Reilly cortasse cuidadosamente o tumor. “O tutor de Merlin temia que ele tivesse que ser sacrificado, mas mencionamos a opção de tentar remover o crescimento, que suspeitávamos ser um tumor. A cirurgia em si foi bem simples, mas este foi nosso primeiro caso de administração de anestesia geral em um peixe, o que certamente foi desafiador”, contou a veterinária.

“A parte complicada foi colocar Merlin no plano correto de anestesia, movendo-o para diferentes banhos de água com diferentes níveis de anestésico adicionados à água. Essa abordagem cuidadosa finalmente ajudou Merlin a dormir enquanto a água anestesiada passava por suas guelras. Então comecei a desinchar o tumor e remover o máximo que pude, enquanto a enfermeira veterinária monitorava a profundidade da anestesia. O outro problema era que o tumor cobria uma área grande de fixação à pele, então não conseguimos removê-lo completamente. Isso significa que é provável que ele volte a crescer, mas os tutores estão felizes que Merlin não precisou ser sacrificado e agora pode comer normalmente”, explicou Emer.

Após um banho de recuperação para finalizar o procedimento, Merlin já estava recuperado e nadando normalmente. Sem sequelas, o que animou a veterinária e a família que cuida do peixe-dourado.

Morre abelha que passou mal e recebeu atendimento veterinário em Goiânia

Morreu a abelha Odete‘ que, em junho deste ano, passou mal e foi submetida a um tratamento com o médico veterinário Thiago Augusto Lourenço, em Goiânia. Da espécie mamangava, também conhecida como abelha carpinteira, Odete foi resgatada em cima de um pé de manjericão no dia 9 de junho, com uma das asas machucadas. Dias depois, a família que cuidava da abelha percebeu que a pequena não melhorava e resolveu buscar um especialista. Veja aqui!