OPERAÇÃO CALYPSO

Polícia de Portugal prende iate com mais de uma tonelada de cocaína

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu nesta segunda-feira (8), dois homens encontrados em um veleiro…

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu nesta segunda-feira (8), dois homens encontrados em um veleiro com 1,15 tonelada de cocaína na região dos Açores. Ao todo, os compartimentos ocultos no interior do veículo armazenavam um total de 1047 embalagens da droga, com os dois tripulantes do veleiro sendo presos em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Os dois, de origem estrangeira (mas que não tiveram as nacionalidades reveladas) são suspeitos de integrarem uma quadrilha internacional responsável por levar drogas para o continente europeu.

As movimentações da embarcação já haviam sendo acompanhadas há alguns dias, com os agentes da polícia local aguardando a travessia feito do Oceano Atlântico para realizarem a abordagem.

Denominada Operação Calypso, a ação apreendeu o iate usado pelos traficantes, que foi conduzido ao porto de Ponta Delgada, bem como diversos documentos no interior do veículo, equipamentos eletrônicos de navegação e “outros objetos com interesse para a prova dos fatos em investigação”.

Os dois homens detidos, de 33 e 61 anos, foram entregues à autoridade judiciária competente para a realização de um primeiro interrogatório judicial e para “aplicação de medidas de coação”, sendo encaminhados à prisão preventiva em seguida.

A ação foi realizada em conjunto entre a Polícia Judiciária do país, Marinha e Força Aérea, por meio da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e do Departamento de Investigação Criminal dos Açores.