Polícia do Reino Unido investigará festas do governo Boris Johnson durante lockdown
Anúncio vem um dia após festa de aniversário do premiê realizada durante pandemia vir à tona e agravar crise
A Polícia Metropolitana de Londres anunciou nesta terça-feira (25) a abertura de uma investigação criminal sobre a série de festas realizadas em Downing Street, sede do governo do Reino Unido, durante os períodos de restrição para conter a pandemia de Covid.
A decisão vem após a polícia receber evidências sólidas sobre os episódios por meio de investigação capitaneada pelo gabinete britânico, segundo informou a comissária Dame Cressida Dick.
Jornais locais têm revelando, há semanas, festas envolvendo o premiê Boris Johnson e figuras do seu entorno, informações que desaguaram na maior crise enfrentada pelo político conservador.
O assunto também é investigado pelo próprio governo, por meio de Sue Gray, segunda secretária permanente de gabinete que assumiu a apuração após Simon Case renunciar ao posto quando uma celebração realizada em seu escritório durante a crise veio à tona.
De acordo comunicado lido por um porta-voz, a investigação paralela continuará mesmo com o anúncio da polícia metropolitana. Esperava-se que o relatório produzido por Gray fosse publicado ainda nesta semana, com revelações que poderiam complicar ainda mais o cenário para Boris, mas a divulgação das conclusões pode ser atrasada até que a investigação policial seja concluída.
Os agentes metropolitanos pediram que o gabinete compartilhe todas as informações disponíveis para apoiar as investigações policiais, segundo comunicado lido após o anúncio da investigação criminal. Não foram esclarecidos quais eventos estão sendo apurados.
Investigações policiais sobre a violação dos períodos de lockdown no Reino Unido não foram frequentes ao longo da crise sanitária, o que levantou críticas. Questionada sobre o assunto, a comissária Dick, da Polícia Metropolitana, disse que os recursos da corporação são finitos, e que a situação foi agravada com cada vez mais agentes afastados com Covid. “Acho que, em geral, o público entenderia que precisamos nos concentrar em crimes violentos, terrorismo e outras prioridades.”
A abertura da investigação criminal vem um dia após a emissora ITV News revelar que o premiê Boris Johnson realizou uma festa para comemorar seu aniversário durante o primeiro lockdown no Reino Unido, em junho de 2020, quando reuniões sociais em ambientes internos estavam proibidas. Até 30 pessoas teriam participado do evento na residência oficial do primeiro-ministro.