Por que é melhor para a saúde tomar café com leite do que puro?
Estudo foi publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry
A ciência tem uma boa notícia para os amantes do café com leite e uma dica valiosa para quem está em busca de novos hábitos. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, acrescentar leite ao café duplica as propriedades anti-inflamatórias nas células imunes.
A inflamação é uma resposta natural do corpo a uma ameaça, como bactérias, toxinas, traumas e até mesmo temperaturas extremas. Entretanto, a inflamação crônica aumenta o risco de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, câncer e artrite reumatoide. Existem substâncias antioxidantes, como os polifenois, capazes de combater a inflamação e o café é rico nelas.
Novas pesquisas sugerem que consumir itens ricos em polifenóis – como o café – juntamente com aqueles cheios de aminoácidos – como o leite – torna os antioxidantes ainda mais eficazes na redução da inflamação. Entretanto, existem poucos estudos sobre o assunto e foi justamente isso o que pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, se propuseram a fazer.
• Homem morre de overdose de cafeína após consumir o equivalente a 200 xícaras de café
No estudo, eles aplicaram inflamação artificial às células imunológicas. Em seguida, algumas dessas células receberam diferentes doses de polifenóis que reagiram com um aminoácido (como na mistura de café com leite), enquanto outras receberam apenas polifenóis nas mesmas doses (como no café preto). Houve ainda um terceiro grupo de células, que serviu como controle e não recebeu nada além da inflamação.
Os resultados mostraram que as células imunológicas tratadas com a combinação de polifenois e aminoácidos foram duas vezes mais eficazes em “combater” a inflamação, em comparação com as células que receberam apenas os polifenóis. De acordo com os pesquisadores, isso indica que o café com leite tem um efeito anti-inflamatório.
O leite é rico em proteínas e contém todos os nove aminoácidos essenciais exigidos pelos seres humanos. Por isso, os cientistas acreditam que um efeito semelhante aconteça, por exemplo, em um prato de carne com legumes ou um smoothie, se você adicionar alguma proteína como leite ou iogurte.
No entanto, como a pesquisa foi realizada em um ambiente de laboratório, não no mundo real, não é possível estabelecer uma relação de causa e consequência. O próximo passo é investigar o efeito nas células do sistema imunológico de animais.
• Confira os novos benefícios do café estudados pela ciência
“Mostramos que, quando um polifenol reage com um aminoácido, seu efeito inibitório sobre a inflamação nas células imunológicas é aprimorado. Como tal, é claramente imaginável que este coquetel também possa ter um efeito benéfico na inflamação em humanos. Vamos agora investigar mais, inicialmente em animais”, disse a professora Marianne Nissen Lund, que liderou o estudo, em comunicado.
A nova pesquisa junta-se a uma infinidade de estudos que ligam o café a inúmeros benefícios à saúde, incluindo longevidade geral e menor risco de depressão ou diabetes.