Prefeita do Afeganistão disse que espera Talibã ir mata-la
Nesta terça, porta-voz do grupo disse que Talibã pretende fazer uma administração inclusiva
Em entrevista ao portal britânico iNews, nesta terça-feira (17), Zarifa Ghafari, prefeita de Maidan Shahr, Afeganistão, disse que espera o Talibã mata-la. Segundo ela, não tem para onde ir.
“Estou sentada aqui esperando eles chegarem. E eles virão atrás de pessoas como eu e me matarão. Eu não posso deixar minha família. E de qualquer maneira, para onde eu iria?”, questionou retoricamente a política que tem 27 anos.
Zarifa se tornou a prefeita mais jovem do Afeganistão em 2018. Desde que assumiu, recebe ameaças constantes do Talibã, segundo o portal.
Porta-voz do Talibã
Apesar dos temores de Zarifa, o porta-voz do Talibã Suhail Shaheen informou a CNN Internacional, nesta terça, que o grupo pretende fazer uma administração inclusiva. O grupo tomou Cabul, capital do Afeganistão no domingo (15).
“Nosso programa é formar um governo afegão inclusivo islâmico. Então, eu espero que isso seja decidido dentro de alguns dias”, declarou o porta-voz, nesta terça (17).
Ele reforçou, também, que não há interesse no monopólio de poder. “Porque nós acreditamos que isso é importante para uma paz duradoura no Afeganistão e porque a base da nossa política é que nós não queremos monopólio de poder.”
E ainda: “Por isso nós chamamos o governo de um governo afegão islâmico inclusivo. Então, por este motivo, nós queremos que esse governo seja inclusivo.”