eleições eua

Primeira pesquisa após atentado mostra Donald Trump empatado com Joe Biden

Ex-presidente Donald Trump aparece com 43% das intenções de voto

O ex-presidente Donald Trump aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem 41%, segundo pesquisa presidencial da Reuters/Ipsos divulgada na terça-feira, 16. Eles estão empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3 pontos percentuais.

De acordo com levantamento Ipsos para a agência Reuters, Trump mantém leve avanço com 43% das intenções de voto contra 41% de Biden, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre 14 e 16 de julho.

Segundo a Reuters, apesar da grande comoção nos EUA, a tentativa de assassinato de Trump “não provocou mudanças no sentimento dos eleitores.” A pesquisa também revela que a maioria dos americanos está preocupada com a violência política que pode levar o país ao caos com atos extremistas após as eleições.

Doações

As doações à campanha de Trump ultrapassam US$ 400 milhões no trimestre, acirrando a corrida financeira com Biden. O total obtido pelo republicano entre abril e junho, segundo o Financial Times, triplicou em comparação com os três primeiros meses do ano e coloca Trump no caminho para superar os montantes destinados a Biden, afirma o jornal.

A arrecadação foi impulsionada por pequenos doadores após sua condenação criminal em Nova York no caso da atriz pornô, e também por bilionários. A campanha de Biden arrecadou US$ 270 milhões no segundo trimestre e pode ser afetada pela desastrosa participação do democrata no debate com Trump.

Somente Michelle Obama poderia derrotar Trump nas eleições, aponta pesquisa; leia