Professor devolve 33 meses de salário por não ter alunos em matéria
Lallan Kumar, professor de uma universidade pública em Bihar, na Índia, decidiu devolver 33 meses…
Lallan Kumar, professor de uma universidade pública em Bihar, na Índia, decidiu devolver 33 meses de salário por não ter alunos na matéria que lecionava durante este período. Segundo informações do India.com, o docente teve uma “crise de consciência”. “Não tinha quem ensinar, então por que eu teria salário?”, questionou ele.
“Minha consciência não me permite receber um salário sem ensinar”, disse o professor. Segundo ele, mesmo durante a pandemia, nas aulas online havia apenas “um punhado” de alunos presentes. “Receber salário sem lecionar é a morte acadêmica para mim”, completou Lallan, que é professor na universidade desde setembro de 2019.
Devido à falta de alunos em sua disciplina, o docente teria solicitado uma transferência para outra universidade. De acordo com o site Times Now, o reitor da instituição, Manoj Kumar, disse que a alegação do professor é infundada. “Ele deveria ter me dito diretamente [sobre o assunto] e que queria uma transferência”, comentou.
Lallan rebateu, afirmando que “meu nome foi retirado da lista de transferência várias vezes”. As autoridades locais de ensino afirmaram que vão investigar a situação.
Quanto aos 33 salários do professor – que equivalem a aproximadamente R$ 162 mil -, RK Thakur, vice-chanceler da universidade indiana, afirmou que a instituição não aceitou o cheque do docente. Além disso, pontuou que eles também investigarão as alegações de Lallan Kumar.
*com informações do Extra e do Times Now