adeus

Reino Unido interrompe por 6h acesso à fila para ver caixão da rainha Elizabeth 2ª

"Por favor, não tente entrar na fila até que ela seja reaberta", pediu governo

Elizabeth 2ª (Foto: Divulgação)

Tamanha foi a demanda para ver o caixão da rainha Elizabeth 2ª em Londres que a fila de acesso, quilométrica, teve de ser pausada na manhã desta sexta (16), informou o governo do Reino Unido.

Em um perfil oficial no Twitter, o Departamento de Cultura britânico afirmou que o acesso ao Southwark Park, o ponto de partida da fila, será reaberto depois de 6 horas —em torno de 16h no horário local (12h em Brasília).

“Por favor, não tente entrar na fila até que ela seja reaberta”, frisa a mensagem. A fila preferencial também estaria lotada.

Antes do anúncio, o governo calculava que o tempo de espera para conseguir uma oportunidade de ver o caixão da soberana era de 14 horas. Em sites oficiais, a administração pede aos cidadãos que levem em conta esse fator antes de se dirigirem ao local.

Cortejo da rainha trouxe memórias de Diana, diz William a súditos

O príncipe William, primeiro na sucessão do trono britânico, revelou nesta quinta-feira (15) ter revivido uma série de memórias dolorosas ao acompanhar o cortejo da avó, a rainha Elizabeth 2ª, entre o Palácio de Buckingham e o de Westminster na tarde desta quarta (14).

William fez a declaração, captada por câmeras de TV, a súditos e admiradores da família real que se reuniram em frente à Sandringham House, propriedade de campo da monarquia. Segundo ele, o trajeto para levar o corpo da rainha trouxe à tona a experiência que ele viveu 25 anos atrás, na morte da mãe, a princesa Diana.

Na ocasião, uma das cenas mais marcantes do cortejo para Lady Di foi o caminhar de William e Harry, ao lado do pai, o agora rei Charles 3º, acompanhando a carruagem com ar solene e tristeza estampada no rosto. Ele tinha na época 15 anos e o irmão, 12.

“Cumprir esse trajeto ontem [quarta] foi desafiador, trouxe algumas memórias à tona”, disse o príncipe, segundo o relato da emissora Sky News. “É daqueles momentos em que você pensa consigo mesmo: me preparei para isso, mas não estou realmente preparado.”

William cumprimentou apoiadores em frente a Sandringham por cerca de uma hora nesta quinta, acompanhado da mulher, Kate.

+ Guarda real desmaia ao proteger caixão da rainha Elizabeth II; vídeo