Órfã é adotada por tio-avô após ser resgatada de escombros do terremoto ainda com cordão umbilical
Menina recebeu o nome de Aya, que significa em árabe "um sinal de Deus". Mãe da criança morreu
A menina que nasceu na cidade de Jenderis, no noroeste da Síria, em meio aos escombros do edifício onde moraria — destruído pelo terremoto de magnitude 7,8, cujo epicentro foi na Turquia na segunda-feira — foi adotada pelo tio-avô, Salah al-Badran, e ganhou um nome: Aya, que significa em árabe “um sinal de Deus”.
Mais de 21 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria em razão do terremoto. Segundo um especialista, estima-se que 180 mil pessoas tenham sido soterradas.
Quando Aya foi encontrada pelos socorristas, cerca de 10 horas após o tremor e ainda com o cordão umbilical, sua mãe, Afraa Abu Hadiya, já havia morrido. O pai de Aya e os irmãos dela também morreram. Seus corpos foram encontrados nos detritos do edifício de cinco andares onde moravam.
Diante do desabamento de milhares de prédios, a própria residência do tio-avô da menina foi outra fadada ao desaparecimento.
• Bebê de 20 dias é resgatado com vida dos escombros após terremoto na Turquia; vídeo
“Depois do terremoto, não há ninguém capaz de morar em sua casa ou prédio. Apenas 10% dos prédios aqui são seguros para morar e o restante é inabitável”, disse ele, de acordo com a Associated Press.
Salah conseguiu escapar a tempo antes do desabamento de seu prédio de um andar e, agora, está abrigado numa tenda junto com sua família de 11 pessoas.
Aya, por sua vez, está se recuperando num hospital na cidade vizinha de Afrin.
Segundo o médico Hani Maarouf, é provável que Abu tenha morrido algumas horas depois de dar à luz a filha.
“Nós a chamamos de Aya, para que pudéssemos parar de chamá-la de bebê recém-nascido”, disse Maarouf.
O estado de saúde de Aya está melhorando e não foram observados danos à coluna dela, como se temia.