Robô de limpeza faz registro fotográfico de mulher em vaso sanitário e imagem acaba no Facebook
A iRobot, a maior fabricante de aspiradores de pó robóticos, confirmou que imagens pessoais de uma…
A iRobot, a maior fabricante de aspiradores de pó robóticos, confirmou que imagens pessoais de uma mulher que acabaram sendo compartilhadas no Facebook foram tiradas por um de seus Roombas.
As imagens da mulher que estava sentada em vaso sanitário vieram de uma das suas unidades de teste, não de um dispositivo comprado, disse a empresa.
A “MIT Technology Review” afirmou que a iRobot estava usando alguns Roombas como unidades de teste para coletar informações a fim de ajudar a empresa a trabalhar no aprendizado da máquina.
As fotos foram tiradas por um Roomba J7 em 2020 e enviadas para a Scale AI, empresa que transforma sons e imagens em dados para treinar a inteligência artificial a reconhecer melhor o que está vendo.
Os registros dos Roombas incluem fotos de interiores de residências, algumas delas com pessoas e seus animais de estimação. No entanto, de acordo com a Scale AI, a foto da mulher sentada no vaso sanitário foi postada em grupos fechados de mídia social por funcionários destinados a examinar os dados.
Acidentes como esses têm causado preocupação sobre como dados pessoais podem ser repassados sem o conhecimento das pessoas envolvidas, a ponto de resultar no compartilhamento de imagens de um indivíduo nas redes sociais.
Neste caso, uma mulher foi filmada num momento privado durante o teste de um Roomba e as imagens foram compartilhadas em grupos fechados nas redes sociais.
A iRobot diz que seus modelos de varejo são projetados para excluir imediatamente qualquer imagem que contenha a foto de uma pessoa e para que outras imagens sejam armazenadas na nuvem por 30 dias antes de serem excluídas. A empresa garante que essas fotos só podem ser acessadas por usuários por meio de um aplicativo e que o iRobot não pode acessar imagens tiradas pelo Roombas vendidas ao público.