Salman Rushdie passa por cirurgia, diz agente do escritor
O escritor anglo-indiano Salman Rushdie passa neste momento por uma cirurgia, segundo seu agente nos Estados Unidos,…
O escritor anglo-indiano Salman Rushdie passa neste momento por uma cirurgia, segundo seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie. Ele, no entanto, disse não ter atualizações sobre o estado de saúde do autor de Versos Satânicos, em mensagem enviada ao The New York Times.
O autor nascido em Bombaim venceu o Booker, principal prêmio da literatura em língua inglesa, por “Os Filhos da Meia-Noite” em 1981, e tem entre seus outros livros mais famosos “O Último Suspiro do Mouro” e “Oriente, Ocidente”. Ele é publicado no Brasil pela Companhia das Letras.
Em “Joseph Anton”, sua obra mais autobiográfica publicada há dez anos, ele conta as memórias de seus anos se escondendo da perseguição religiosa com o nome falso que intitula o livro.
Seu projeto literário é marcado pela exploração fantástica das tradições religiosas e culturais de diversas civilizações espalhadas pelo mundo, sempre com um estilo afiado e sem concessões. O incômodo provocado por “Os Versos Satânicos” envolvia o fato de o livro ficcionalizar a vida do profeta Maomé.
Durante o lançamento de seu livro mais recente, “Quichotte”, no ano passado, ele deu entrevista a este jornal defendendo a reconstrução de verdades objetivas pelo jornalismo em um mundo cada vez mais conduzido por narrativas e crenças subjetivas.