EUROPA

Sétimo suspeito de roubo de diamantes na Alemanha é preso assistindo a julgamento dos outros seis

Autoridades alemães anunciaram nesta terça-feira a prisão do sétimo suspeito no caso de roubo de…

Autoridades alemães anunciaram nesta terça-feira a prisão do sétimo suspeito no caso de roubo de diamantes realizado há dois anos e meio num museu de Dresden. A polícia e a promotoria desta cidade do leste do país prenderam um homem de 22 anos, identificado como Jihad R., enquanto assistia “como espectador” ao julgamento em andamento contra outros seis suspeitos, informaram os órgãos num comunicado em conjunto.

A invasão no Museu Grünes Gewölbe, no final de 2019, impressionou a todos por sua sofisticação e pelo saque, estimado por especialistas em mais de US$ 100 milhões. As peças roubadas, nenhuma delas recuperada até o momento, possuem um valor histórico e cultural “inestimável”, indicou o museu. Os autores do roubo levaram uma dezena de itens do século XVIII com jóias e pedras preciosas, e centenas de diamantes, entre eles um de 49 quilates.

O apartamento e o carro do último detido também foram revistados. Suspeito de cumplicidade em outros roubos organizados, o réu se apresentará ao juiz na quarta-feira.

Os outros seis acusados estão sendo julgados desde janeiro e podem pegar até 10 anos de prisão.

Os suspeitos haviam sido presos em novembro de 2020 em Berlim, depois de meses de análises de fitas de vídeo e do DNA. Eles fazem parte do “clan Remmo”, um grupo criminoso de origem libanesa com uma forte presença na Alemanha.