HISTÓRICO

Sonda solar da Nasa conclui aproximação histórica ao sol

Durante a aproximação, a sonda atravessou a coroa solar, a atmosfera externa do Sol

(Imagem: Divulgação/ NASA)
(Imagem: Divulgação/ NASA)

A Sonda Solar Parker, da NASA, está segura e funcionando normalmente após realizar uma missão histórica no dia 24 de dezembro. A espaçonave não tripulada chegou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície do Sol, tornando-se o objeto mais próximo da estrela já enviado pela humanidade.

Durante a aproximação, a sonda atravessou a coroa solar, a atmosfera externa do Sol, com o objetivo de coletar informações que ajudam a entender como essa região é aquecida a milhões de graus, além de estudar a origem do vento solar e como partículas energéticas alcançam velocidades próximas à da luz.

A Parker Solar Probe viajou a 692 mil km/h e enfrentou temperaturas de até 982°C, um feito que só foi possível devido à sua avançada proteção térmica.

O sinal confirmando o sucesso da missão foi recebido pela equipe do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, na noite de 26 de dezembro. Os dados detalhados do voo começarão a ser transmitidos em 1º de janeiro, permitindo análises mais aprofundadas.

Desde seu lançamento em 2018, a sonda utiliza sobrevoos de Vênus para ajustar sua trajetória e alcançar órbitas cada vez mais próximas do Sol.

(Imagem: Divulgação/ NASA)
(Imagem: Divulgação/ NASA)