Sorvete causa 22 internações e uma morte por listeriose nos EUA
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA detectou que 22 internações…
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA detectou que 22 internações e uma morte por listeriose estão associadas a sorvetes fabricados na Flórida. O anúncio foi feito no último sábado (2).
De acordo com o órgão, foram registrados diagnósticos da doença em 10 estados. Dos afetados, 20 disseram ter viajado para a Flórida antes de adoecerem.
A grande responsável pelo surto, de acordo com a CDC, foi a sorveteria Big Olaf Creamery.
“Não tome sorvete Big Olaf Creamery”, publicou o órgão de saúde no Twitter. “Se você tem sorvete da marca Big Olaf Creamery em casa, jogue fora qualquer produto restante. Este sorvete é vendido apenas na Flórida. Esta investigação está em andamento”.
O que é listeriose, doença associada ao sorvete da Flórida?
De acordo com a revista Galileu, a listeriose é uma doença resultante da infecção bacteriana causada pela bactéria Listeria monocytogenes.
Os sintomas da doença, geralmente, aparecem cerca de duas semanas após ingerir a bactéria. Dentre eles, estão dores de cabeça, confusão, torcicolo, problemas de equilíbrio, convulsões, febre e dores musculares.
A listeriose pode ser fatal, sobretudo para grávidas, recém-nascidos, idosos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
A bactéria pode ser transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, queijos, verduras, frutos do mar e salsichas. A Listeria monocytogenes pode crescer em temperaturas muito frias, mas não sobrevive a altas temperaturas, como as atingidas no cozimento ou na pasteurização. (via Minha Saúde)
*com informações da Galileu e do Minha Saúde