Submarino desaparecido: veja as últimas fotos de tripulação antes de expedição ao Titanic
Empresa divulgou imagens dos preparativos para mergulho no Titan
No domingo, ocorreu o desaparecimento do submarino que transportava cinco tripulantes em direção aos destroços do Titanic. A expedição teve duração de aproximadamente uma hora e 45 minutos. A Guarda Costeira de Boston está encarregada das operações de busca e confirmou a presença do bilionário britânico Hamish Harding, de 59 anos, como um dos passageiros. Veja as fotos abaixo!
O próprio empresário e explorador anunciou sua participação na viagem por meio das redes sociais, e sua empresa, a Action Aviation, divulgou imagens dos preparativos para a expedição. Essas imagens representam os momentos finais da tripulação antes de se aventurarem nas águas profundas, a cerca de 600 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá.
As equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá estão intensificando os esforços para localizar o submarino, principalmente nesta terça-feira (20). A Guarda Costeira americana explicou que as operações de busca são complexas, uma vez que abrangem uma área extensa de quase 1.450 quilômetros a leste de Cape Cod, em uma profundidade de aproximadamente 4.000 metros.
Após cada mergulho, o Titan enviava sinais ao barco na superfície, chamado Polar Prince, a cada 15 minutos. Segundo informações do jornal britânico “The Sun“, a última comunicação desse tipo foi recebida quando o submarino estava próximo dos destroços do Titanic, no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá e a uma profundidade de aproximadamente 3.810 metros. Com isso, o submarino Titan está localizado a 3.352 metros abaixo do ponto em que ocorreu a operação de resgate subaquático mais profunda e bem-sucedida até o momento.
“EXPEDIÇÃO TITANIC 2023. 4 horas desta manhã início da Expedição Titanic – Missão 5 – com a OceanGate. O submarino teve um lançamento bem-sucedido, e Hamish está mergulhando nesse momento. Fiquem ligados para atualizações!”, escreveu a empresa no post de divulgação das fotos.
Famílias, amigos e empresas começaram a divulgar os nomes dos passageiros a bordo.
Hamish Harding é o empresário e aventureiro britânico que mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele é dono de uma empresa chamada Action Aviation, que compra e vende aeronaves, e que confirmou que ele estava a bordo do submersível no domingo. Aos 58 anos, Harding já viajou dos pontos mais profundos do planeta até o espaço, além de ter batido recordes de aviação.
No sábado, Harding compartilhou em suas redes sociais que o mergulhador Paul-Henri Nargeolet iria viajar com ele no domingo.
O empresário paquistanês e seu filho, Shahzada e Sulaiman Dawood, também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família. Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia.
Dawood é vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologia. Segundo a família do empresário, ele e o filho planejaram a viagem para visitar os restos do Titanic.