Submarino que levava turistas para ver Titanic desaparece
Operação de busca está em andamento nesta segunda-feira (19)
Um submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico, segundo informações preliminares divulgadas pela BBC. Em entrevista à emissora britânica, um representante da Guarda Costeira de Boston (EUA) confirmou a realização de uma operação de busca em andamento na manhã desta segunda-feira (19).
Até o momento, não há informações sobre o número de turistas que estavam a bordo do submarino no momento do desaparecimento.
A cerca de 3.800 metros de profundidade e a aproximadamente 650 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá, a região onde estão localizados os destroços do Titanic se tornou ponto de visitação de turistas nos últimos anos. As viagens até o navio, incluindo a descida e a subida, leva cerca de oito horas.
O Titanic foi o maior navio da sua época e bateu em um iceberg logo na sua primeira viagem, que partiu de Southampton, Inglaterra a Nova York em 1912. Das 2.200 pessoas a bordo, mais de 1.500 morreram. Os destroços da embarcação foram descobertos em 1985.
Planta original do Titanic é vendida por mais de um milhão de reais em leilão
Um enorme documento contendo a planta do navio Titanic foi vendido em leilão por £ 195 mil (cerca de R$ 1,23 milhão) pela casa de leilões Henry Aldridge and Son Ltd. O plano de 33 pés (10 metros) de comprimento foi utilizado durante o inquérito que investigou o naufrágio do navio em 1912, quando mais de 1.500 pessoas morreram após o Titanic colidir com um iceberg no Atlântico.
A planta do navio foi elaborada pelo Departamento de Arquitetos Navais da White Star Line, empresa proprietária do Titanic. Anotado com marcas de giz vermelho e verde que indicam onde o gelo teria penetrado em cinco anteparos estanques, o documento é considerado uma das peças mais importantes e bem documentadas de memorabilia do Titanic existentes. Veja AQUI!