Telegram ganha 70 milhões de novos usuários durante apagão do Whatsapp
Apagão atingiu também o Facebook e o Instagram. Durou sete horas
70 milhões de novos seguidores: este foi o saldo positivo que o Telegram registrou na histórica tarde da última segunda-feira (4), em que o Facebook, Whatsapp e o Instagram sofreram um dos apagões mais longos da história destes aplicativos (sete horas de duração). O Telegram é desenvolvido na Rússia.
O presidente executivo do Telegram, Pavel Durov, classificou a última segunda-feira como “um recorde de registros de usuários e de atividade” no aplicativo. “Estou orgulhoso de como nosso time lidou com o crescimento inesperado porque o Telegram continuou trabalhando perfeitamente para a maioria dos usuários”, acrescentou o CEO, ressaltando, ainda, que o aumento de acesso pode ter levado alguns usuários nos Estados Unidos a “uma velocidade mais lenta do que o normal”.
Houve momentos em que o Telegram parecia não suportar o tráfego intenso e repentino de novos usuários. Houve queixas relacionadas a instabilidade do aplicativo. O site Down Detector, que monitora o funcionamento dos principais serviços online no mundo, informa que o Telegram começou a apresentar falhas técnicas por volta das 13 horas no horário de Brasília.
O crescimento do Telegram não é resultado apenas do apagão do seu principal rival, o Whatsapp. Em agosto, por exemplo, o aplicativo atingiu a marca global de 1 bilhão de downloads, graças a um ganho de popularidade ainda mais acentuado durante o ano de 2021.