Terremoto atinge Mianmar e Tailândia; número de mortos chega a 144; veja vídeos
Tremor de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km

Um forte terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar, no Sudeste Asiático, atingiu nesta sexta-feira (28) também a vizinha Tailândia. O número de mortos chegou a 144. A quantidade de feridos é de 732, de acordo com o chefe da junta responsável por resgates. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o estrago.
Um prédio em construção desabou na capital tailandesa, Bancoc, assim como edifícios ruíram em cidades birmanesas, com dano maior em Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar.
VÍDEO l Arranha-céu de Bangkok desaba durante terremoto de magnitude 7,7.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) March 28, 2025
📹Khon Su Cheevit Adeet Mai Suay Rok Na / Facebook / AFP pic.twitter.com/L4kKmH8cFK
O terremoto ocorreu na hora do almoço, às 12:50 locais (3h20 da manhã de Brasília, que está 9h30 atrasada em relação à região). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o evento de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km, seguido 11 minutos depois por uma forte réplica de 6,4 e por outras mais moderadas. Quanto mais próximo for o sismo da superfície terrestre, maior será o estrago —tremores a até 70 km de profundidade costumam ser considerados superficiais.
O epicentro foi a 17 km de Mandalay, cidade de cerca de 1,5 milhão de pessoas que é a antiga capital real de Mianmar e um importante centro para o budismo. Mas o sismo foi sentido em locais tão distantes quanto Bancoc, a mais de 1.000 km de distância, e, segundo a agência de notícias Xinhua, Yunnan, província no sudoeste da China, onde não há relatos de vítimas.
Horrorizado com essas cenas do terremoto de magnitude 7,7 na Tailândia
— Thiago Pasqualotto (@thiago_p) March 28, 2025
pic.twitter.com/P6c9AbVYAT
Na capital tailandesa, turistas correram em roupões e trajes de banho em pânico enquanto caía água de uma piscina no topo de um hotel de luxo, segundo testemunhas —cena que rapidamente se espalhou nas redes sociais.
Em Bangkok, prédios de escritórios e estabelecimentos comerciais foram rapidamente evacuados diante da potência do terremoto e algumas linhas de trem e metrôs suspenderam as viagens. O terremoto também foi sentido na província chinesa de Yunnan, na fronteira com Mianmar, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC), que calculou a magnitude em 7,9.
Terremoto atinge Mianmar e Tailândia e deixa mortos; veja vídeos
❗️Un potente terremoto de magnitud 7,7 se produjo este viernes a 16 km al noroeste de Sagaing, Myanmar.
— RT en Español (@ActualidadRT) March 28, 2025
Los temblores se han sentido con fuerza en la vecina Tailandia, causando el derrumbe de rascacielos en la capital del país, Bangkok. pic.twitter.com/1yYdfEQV2l
Os efeitos devastadores do terremoto de escala 7.7 que atingiu Myanmar. A cidade de Bangkok foi particularmente afetada, com muitos prédios ruindo. pic.twitter.com/2r4YRi9wZU
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 28, 2025
Desabamento de um arranha-céu em Bangkok, Tailândia, 43 pessoas estão soterradas nos escombros, depois do terremoto.#tailand #Bangkok pic.twitter.com/yvGoqWZCE3
— Hugo Borges (@hbj_r77032) March 28, 2025
Atualização
Equipes de resgate estrangeiras começaram a voar para Mianmar neste sábado (29) para ajudar na busca por sobreviventes. Segundo o governo militar, o número de mortos em Mianmar foi de 1.002, muito acima dos relatos iniciais da mídia estatal de 144 mortos na sexta-feira (28).
- Tremor de terra de magnitude 2,5 é sentido na cidade de Betim, Minas Gerais
- Terremoto de 4,5 na escala Richter é registrado em Poconé, Mato Grosso