Terremoto de magnitude 6,8 atinge o Chile
Epicentro foi a 107 km de El Tabo, na região costeira de Valparaíso, e foi sentido nas principais regiões centrais. Não há registros de mortos ou feridos
Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Chile às 14h28 (15h28 em Brasília) desta quinta-feira (1º), de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Inicialmente o abalo tinha sido anunciado como 6,5, mas teve sua magnitude revisada.
O epicentro foi a 94 km sudoeste de San Antonio, a 10 km de profundidade.
O Gabinete Nacional de Emergências do Ministério do Interior e da Segurança Pública chileno (Onemi, na sigla em espanhol), que classificou o terremoto como magnitude 6,6, informou que não existe alerta de tsunami e que não há, até o momento, registro de vítimas ou danos. Segundo o órgão, as características do terremoto não reúnem as condições necessárias para formar uma grande onda no litoral do país.
De acordo com o governo do Chile, as regiões afetadas pelo terremoto foram Coquimbo, Valparaíso, O’Higgins, Maule, Ñuble, Bío Bío, La Araucanía y Los Ríos. O tremor também foi sentido na área metropolitana de Santiago.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto atingiu magnitude 6,8 na escala Richter.
“Não reportamos danos a pessoas, de infraestruturas ou alterações de serviços básicos devido ao sismo. Os órgãos técnicos continuam avaliando a situação regional”, disse o Onemi em comunicado.