TRAGÉDIA

Terremoto na Turquia e na Síria: tremor de terra deixa ao menos 670 mortos nos países

O total de feridos nos dois países já ultrapassa os 2,6 mil, sendo 2 mil deles na Turquia e 600 na Síria

(Foto: Reprodução - Twitter)

O forte terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Sul da Turquia e parte da Síria, na madrugada desta segunda-feira, já chega a pelo menos 670 mortes até o momento, informou a agência de notícias americana Associated Press. O balanço inicial das autoridades aponta 284 pessoas mortas em território turco, e 239 em províncias sírias. Do lado sírio, a Defesa Civil, mais conhecida como Capacetes Brancos, indica ainda outros 147 mortos em áreas fora de controle do governo, comandadas por grupos rebeldes.

O total combinado de ferimentos nos dois países já ultrapassa os 2,6 mil, sendo 2 mil deles na Turquia e 600 na Síria. O já elevado número de mortos e feridos nas duas regiões deve aumentar ainda mais ao longo desta segunda. As equipes de resgate vasculham os destroços em cidades e vilas em toda a área em busca de soterrados, onde se acredita que haja centenas de indivíduos presos sob os escombros.

A tragédia aconteceu às 4h17 do fuso local (22h10 no horário de Brasília). O epicentro foi próximo a Gaziantepe, cidade turca de aproximadamente dois milhões de habitantes perto da fronteira com a Síria. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), principal organização cartográfica do país, registrou profundidade de 17,9 km do sismo.

Na escala Richter, utilizada por sismólogos para avaliar o impacto do tremor, um terremoto de magnitude entre 7 e 7,9 é considerado de grandes proporções, podendo causar danos graves na superfície. São menos de 20 ocorrências do tipo ao ano. A agência oficial turca de gerenciamento de desastres estimou a magnitude do primeiro terremoto um pouco mais baixa, em 7,4.

A fronteira da Turquia com a Síria, onde o desastre se deu, está localizada em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em agosto de 1999, um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o Noroeste turco, matando 17 mil cidadãos. Há três anos, um de magnitude 6,8 na cidade de Elazıg deixou 40 vítimas fatais.