TikTok proíbe filtros de embelezamento para menores de idade
Além da restrição, o aplicativo controlará a idade mínima de seus usuários, banindo contas de menores de 13 anos
O TikTok anunciou que vai restringir o uso de filtros de beleza para menores de idade em uma tentativa de reduzir o impacto negativo desses efeitos digitais na saúde mental de crianças e adolescentes. A nova medida afetará apenas os filtros que alteram características faciais, como o “Bold Glamour”, que modifica o tamanho dos olhos, lábios e o tom de pele. Filtros de efeitos mais leves, como os de orelhas de animais, não serão afetados.
A mudança é resultado de uma pesquisa realizada pela organização Internet Matters, que examina os efeitos das redes sociais na formação da identidade dos adolescentes. O relatório apontou que filtros de embelezamento contribuíram para a normalização de imagens “perfeitas”, gerando uma visão distorcida da realidade. Muitos jovens, de acordo com o estudo, não conseguem perceber se uma imagem foi alterada digitalmente, o que pode levar a comparações e ideais de beleza irreais que essas imagens apresentam.
Além das restrições sobre os filtros de beleza, o TikTok também irá fortalecer o controle sobre a idade de seus usuários e banir contas de menores de 13 anos, idade mínima para se cadastrar na plataforma. A empresa afirmou que iniciará ainda em 2024 testes com sistemas automatizados para detectar comportamentos de usuários fora da faixa etária permitida, buscando garantir que as normas sejam aplicadas rigorosamente. Anualmente, a plataforma exclui cerca de 6 milhões de contas de usuários que não atendem aos requisitos.
A medida segue as regulamentações impostas pelo Reino Unido e pela União Europeia e busca minimizar as preocupações com os efeitos adversos dos filtros de embelezamento na saúde mental dos adolescentes. Segundo a líder de políticas de bem-estar público e segurança do TikTok, Nikki Soo, as restrições, inicialmente baseadas em legislações europeias, serão aplicadas globalmente, com as mudanças que entrarão em vigor ao longo das próximas semanas.