Torre Eiffel, em Paris, será reaberta para visitação em 25 de junho
Uso de máscaras será obrigatório no monumento da capital francesa
Depois de três meses fechada, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Torre Eiffel será reaberta à visitação em 25 de junho. Algumas normas de segurança serão tomadas, como o uso obrigatório de máscaras, a restrição na capacidade e na circulação dentro do monumento – turistas poderão ir apenas até o segundo andar.
A reabertura acontecerá às 10h e o número de visitantes será limitado na esplanada e nos andares e que será estabelecido um sentido de circulação, com subidas na escada leste e descidas na escada oeste. O mirante do terceiro andar permanecerá fechado a princípio, para evitar qualquer risco de confinamento nos elevadores que levam até lá, por serem menores. No entanto, é possível que esta área seja reaberta durante o verão europeu, afirmam os administradores.
Dependendo da evolução da situação de saúde, os elevadores que levam os visitantes da esplanada para o segundo andar “podem ser rapidamente postos em serviço em condições adaptadas”, segundo informou a adminstração do monumento. A data de reabertura das bilheterias on-line será “comunicada muito em breve” e os visitantes são incentivados a comprar ingressos com antecedência no site. Por ano, a torre costumava receber 7 milhões de visitantes.
O monumento mais famoso da França, com seus 324 metros de altura, foi fechado em 13 de março – desde a Segunda Guerra Mundial, nunca havia ficado tanto tempo interditado ao público. Durante a quarentena, a torre foi usada para mensagens de apoio e em homenagem aos profissionais da saúde, que atuavam na linha de frente contra a Covid-19. A cada noite, às 20h, a estrutura ganhava iluminação especial, onde se lia “Merci” (“obrigado”). Em 8 de maio, foram projetados retratos de médicos e voluntários numa tela gigante.
governo francês começou a aliviar as medidas de isolamento a partir de meados de maio. Os principais atrativos da região de Paris já abriram ou têm data para reabrir. O Palácio de Versalhes voltou a receber visitantesno último dia 6. Em 23 de junho será a vez do Museu d’Orsay. O Grand Palais (com uma grande exposição sobre as ruínas de Pompeia, na Itália) e o Centre Pompidou reabrirão em 1º de julho. E a tão aguardada reabertura do Museu do Louvre está prevista para 6 de julho. Já o Museu Picasso só voltará a receber visitantes na terceira semana de julho.