Trump confirma implementação de tarifas recíprocas para parceiros comerciais dos EUA
Casa Branca afirma que medidas também miram barreiras não tarifárias e serão impostas 'país por país'

(Folhapress) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a ordem de implementação de tarifas recíprocas, mirando países que praticam impostos sobre produtos americanos e também as chamadas barreiras não tarifárias, nesta quinta-feira (13).
As tarifas serão impostas “país por país” após estudos, começando pelos países com os quais os EUA têm o maior déficit comercial. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que os estudos devem estar prontos até dia 1º de abril.
Trump afirmou que a ordem “traz a justiça de volta” aos negócios do país. “Queremos um campo de jogo equilibrado”, disse.
O republicano já havia dito mais cedo, em sua rede social Truth Social, que as últimas três semanas foram as melhores, e que esta quinta seria o “grande dia” das tarifas recíprocas.
“Três ótimas semanas, talvez as melhores, mas hoje vai ser um grande dia: tarifas recíprocas!!! Vamos tornar a América grande de novo!!!”, publicou Trump.
As ações dos EUA estavam ligeiramente em alta antes do anúncio oficial de Trump. O S&P 500 subia 0,4% e o Nasdaq estava 0,7% mais alto. O dólar caía 0,4% em relação a um índice de moedas pares.
A mais recente rodada de tarifas de Trump também ocorre às margens da visita à Casa Branca do primeiro-ministro indiano Narendra Modi nesta quinta. O governo Trump diz que a Índia tem tarifas altas demais que impedem as importações dos EUA.
Modi guarda na manga promessas para apresentar ao presidente americano e amenizar possíveis medidas comerciais, incluindo o aumento das compras de gás natural liquefeito, veículos de combate e motores a jato, disseram à Reuters funcionários do governo indiano que preferiram não se identificar.
Autoridades indianas também não descartam possíveis acordos sobre exportações agrícolas dos EUA para a Índia, investimentos em energia nuclear e cortes tarifários em pelo menos uma dúzia de setores, incluindo eletrônicos, equipamentos médicos e cirúrgicos, e produtos químicos.
Antes de se encontrar com Trump, Modi se reuniu com Elon Musk, grande aliado do republicano. Em publicação no X (ex-Twitter), o primeiro-ministro indiano disse que teve “uma reunião muito boa” com o bilionário sobre temas como “espaço, mobilidade, tecnologia e inovação”.
Trump havia prometido a medida de tarifas recíprocas na sexta-feira (7), sem identificar quais países seriam afetados. “Vou anunciar isso na próxima semana, comércio recíproco, para que sejamos tratados de forma justa por outros países”, disse Trump na ocasião. “Não queremos mais, nem menos.”
Economistas veem as tarifas como um risco para a inflação. Dados divulgados nesta semana mostraram que os preços ao consumidor aumentaram em janeiro no ritmo mais rápido em quase um ano e meio.
Especialistas em comércio e direito dizem que Trump provavelmente vai tirar o pó de uma lei comercial de 1930, esquecida há décadas, para respaldar as novas tarifas recíprocas.
Had a very good meeting with @elonmusk in Washington DC. We discussed various issues, including those he is passionate about such as space, mobility, technology and innovation. I talked about India’s efforts towards reform and furthering ‘Minimum Government, Maximum Governance.’ pic.twitter.com/7xNEqnxERZ
— Narendra Modi (@narendramodi) February 13, 2025