oi?

Trump diz que vai tentar comprar a Groenlândia

Iniciativa do presidente eleito dos EUA já havia fracassado em 2019

O presidente eleito dos EUA Donald Trump disse que quer que os EUA possuam e controlem a Groenlândia e vai tentar comprar o país — um desejo que ele manifestou durante seu primeiro mandato presidencial — ao anunciar sua escolha para embaixador dos EUA na Dinamarca, Ken Howery, no domingo (22/12).

O republicano justificou o desejo de comprar a gigantesca ilha como uma questão de “segurança nacional e liberdade”, noticiou o “NY Post“.

O interesse renovado de Trump na Groenlândia veio logo depois que ele exigiu que o Panamá devolvesse a propriedade e o controle do Canal do Panamá aos EUA, o que não agradou ao país da América Central.

Em 2019, Trump já havia anunciado a intenção de comprar a ilha. Na época, ele foi atraído principalmente pelos recursos naturais do país e pela relevância geopolítica.

A iniciativa foi rechaçada pela Dinamarca que controla a Groenlândia, que é classificada como território autônomo.

“A Groenlândia não está à venda. A Groenlândia não é dinamarquesa. A Groenlândia pertence à Groenlândia. Espero fortemente que isso não seja levado a sério”, disse a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen durante uma visita à Groenlândia em 2019, deixando Trump muito frustrado. O republicano até cancelou uma reunião com a líder dinamarquesa. Durante o governo de Joe Biden, a ideia de compra da ilha saiu totalmente de pauta.

Trump critica tarifas impostas pelo Brasil: “Vamos taxar da mesma forma”

presidente eleito dos Estados UnidosDonald Trump, disse nesta segunda-feira (16) que o Brasil é um dos países que mais taxam os produtos americanos e ameaçou responder na mesma moeda. “A palavra ‘recíproco’ é importante. O Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem. Taxaremos de volta”, declarou.

Essa foi a primeira vez que Trump citou o Brasil como alvo explícito de suas ameaças de aumento de tarifas. Segundo ele, a Índia também está no radar da nova política americana. Leia na íntegra!

*VIA EXTRA