NOVO GOVERNO

Trump escolhe bilionário para dirigir a Nasa; veja quem é

Novo diretor da Nasa se chama Jared Isaacman e é um empresário que fundou a primeira empresa aos 16 anos, no porão de casa

Bilionário, visionário e ambicioso: esses são três adjetivos que ajudam a qualificar Jared Isaacman, escolhido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para dirigir a Nasa a partir de 2025. A indicação foi do também bilionário Elon Musk.

Isaacman é fundador e CEO da Shift4, empresa líder em soluções integradas de processamento de pagamentos nos Estados Unidos — responsável por administrar os pagamentos para cerca de um terço dos restaurantes e hotéis do país. Ele fundou a empresa no porão da casa dos pais em 1999, com 16 anos, e está na lista dos mais ricos feita pela Forbes.

Em 2011, ele também fundou a Draken International, uma empresa de defesa que treina pilotos da Força Aérea dos EUA e tem a maior frota privada de aeronaves militares do mundo.

O próximo diretor da Nasa é piloto com mais de 7 mil horas de voo e já foi duas vezes ao espaço em missões privadas autofinanciadas, com cápsulas da SpaceX. Na mais recente delas, voou com outras três pessoas a 1.408 km de altitude, a maior distância que uma nave tripulada abriu da Terra desde 1972. Também fez a primeira caminhada espacial privada da história.

Desafios na Nasa

Na Nasa, o bilionário vai gerenciar um orçamento de aproximadamente 25 bilhões de dólares (mais ou menos R$ 150 bilhões). Nos Estados Unidos, a aposta é a de que novos projetos focados em parcerias público-privadas vão ganhar força, com olhos voltados para visitas à Lua e a Marte.

Ao agradecer Trump pela indicação, Isaacman disse nas redes sociais: “Posso dizer com confiança que essa segunda era espacial apenas começou. O espaço traz potencial sem paralelo para revoluções em manufatura, biotecnologia, mineração e talvez até caminhos para novas fontes de energia. Haverá inevitavelmente uma economia espacial pujante —uma que criará oportunidades para incontáveis pessoas viverem e trabalharem no espaço. Na Nasa, vamos perseguir apaixonadamente essas possibilidades e embarcar numa era em que a humanidade se torna uma civilização realmente espacial”.