Trump escolhe Kash Patel para chefiar o FBI; saiba quem é
Kash Patel é autor de um livro usado como Trump como 'roteiro' para acabar com 'reinado' dos funcionários de carreira nos Estados Unidos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já sinalizou quem ele quer no comando do FBI durante o seu mandato: trata-se de Kash Patel, um ex-procurador federal que escreveu o livro ‘Government Gangsters’. Em 2023, Trump afirmou que usaria esse livro como um ‘roteiro para acabar com o reinado do deep state’ [estado profundo, termo que os trumpistas usam para criticar os funcionários de carreira nos EUA].
Patel tem 44 anos e é conhecido por sua lealdade ao presidente eleito. Ele foi uma figura importante durante a investigação do FBI sobre os contatos da campanha de Trump com a Rússia em 2016. Na época, a ex-oficial do Conselho de Segurança Nacional, Fiona Hill, disse aos investigadores que estava preocupada que Patel estivesse secretamente servindo como um canal de comunicação entre Trump e a Ucrânia sem autorização.
A nomeação de Patel provavelmente enfrentará resistência dos democratas no Senado e possivelmente de alguns republicanos.
Histórico de Patel
No primeiro mandato de Trump, Patel chegou a defender que a instituição expulsasse de seus quadros qualquer funcionário que se recusasse a apoiar a agenda trumpista. “O maior problema que o FBI teve veio de seus postos de inteligência. Eu acabaria com isso. Eu fecharia o prédio Hoover do FBI no primeiro dia e o reabriria no dia seguinte como um museu do deep state”, disse Patel em uma entrevista em setembro.
O atual presidente do FBI, que parece estar com os dias contados, é Christopher Wray. Curiosamente, Wray é republicano, foi nomeado para o cargo por Trump e tem mandato até 2027.