DESESPERO

Turquia teve 4,7 mil tremores secundários desde o terremoto principal, há 11 dias

Desde o abalo sísmico de magnitude 7.8, a Agência de Monitoramento de Desastres e Emergência turca informou que um novo sismo é registrado a cada quatro minutos

Turquia teve 4,7 mil tremores secundários desde o terremoto principal, há 11 dias (Foto: Reprodução - Twitter)

A Turquia teve 4,7 mil tremores secundários desde o terremoto principal que atingiu o país na madrugada do dia 6 de fevereiro. Desde o abalo sísmico de magnitude 7.8, a Agência de Monitoramento de Desastres e Emergência turca informou que um novo sismo é registrado a cada quatro minutos. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira, pelo diretor-geral de Terremotos e Redução de riscos, Orhan Tatar, em entrevista à empresa estatal de jornalismo, Anadolu.

— A maioria desses tremores secundários são palpáveis — disse Tatar, acrescentando que cerca de 40 deles estavam acima de magnitude 4. Ele também alertou que tremores de magnitude 5 podem ocorrer nos próximos dias.

Sobreviventes nos escombros

Três sobreviventes, incluindo um adolescente de 14 anos, foram retirados dos escombros em Antakya, no sul da Turquia, mais de 10 dias depois do terremoto que devastou a região, informaram nesta sexta as autoridades locais e a imprensa turca.

Dois homens, de 33 e 26 anos foram resgatados 261 horas depois do terremoto, informou, no Twitter, o ministro da Saúde, Fahrettin Koca. O canal de TV CNN Türk identificou os sobreviventes, respectivamente, como Mustafa Avci e Mehmet Ali Sakiroglu.

Um pouco antes, um adolescente de 14 anos que passou 260 horas sob os escombros foi retirado das ruínas do edifício em que morava no centro da cidade de Antakya “após muitos esforços”, afirmou o ministro.

Koca indicou que o adolescente, Osman, foi submetido a uma cirurgia em um hospital da província, mas não explicou a gravidade do quadro do resgatado. As autoridades divulgaram uma foto em que ele aparece consciente.

— Nosso irmão Mustafa lembrou o número de telefone de um parente e fez uma ligação — contou o ministro, que divulgou um vídeo do momento. Nas imagens o jovem pergunta: “Você está bem, mãe?”. Em seguida sorri quando a pessoa, chorando, responde: “Todos estão bem”.

O balanço oficial mais recente do terremoto já supera as 41 mil mortes.