Ucraniano tenta afundar iate de russo avaliado em R$ 40 milhões e é preso na Espanha
Caso aconteceu no último sábado (26), mas só foi divulgado no domingo (27)
Um marinheiro ucraniano foi detido pela Guarda Civil da Espanha acusado de ter tentado afundar um iate avaliado em 7 milhões de euros – o equivalente a mais de R$ 40,4 milhões na cotação atual – no qual o proprietário é Alexander Mijeev, diretor russo da estatal Rosoboronexport. O caso aconteceu no último sábado (26), mas só foi divulgado no domingo (27) pelo jornal El País.
De acordo com o jornal espanhol, a embarcação se encontrava atracada ao sudoeste de Maiorca, no Porto Adriano, na Espanha. O suspeito não teve identidade revelada.
Conforme a reportagem, o ucraniano exercia cargo de chefia no iate Lady Anastasia, onde trabalhou por uma década. Ele confessou o crime à Guarda Civil espanhola.
Vingança
As autoridades suspeitam que a ação tenha sido motivada por vingança, em razão do suposto envolvimento do proprietário do barco com o fornecimento de armas e aparatos militares às forças da Rússia que invadiram a Ucrânia e seguem promovendo ataques ao país.
Para tentar afundar a embarcação, o ucraniano abriu as válvulas que permitem a entrada de água no barco, levando-o a afundar.
A ação foi comunicada pelo próprio autor aos seus subordinados, que denunciaram o crime à Guarda Civil. O barco, no fim das contas, não afundou.