Ursos polares tomam conta de estação meteorológica abandonada na Rússia – fotos
Fotos do ensaio fizeram com que o fotógrafo ganhasse um prêmio
Diversos ursos polares tomaram posse de uma estação meteorológica abandonada localizada na Ilha Koliutchin, no mar de Chukotki, na Rússia. Para os mamíferos mais curiosos, o local é um verdadeiro lar e parque de diversões. Momentos de descontração dos ursos foram registrados pelo fotógrafo Dmítri Kokh.
Uma das fotos, inclusive, chegou a ganhar o título de melhor imagem da vida selvagem em ambiente antropogênico em um concurso realizado pela revista National Geographic. Trate-se do retrato de um urso polar em um janela, que foi intitulada de Temporada de Dátcha.
Estação meteorológica abandonada e ocupada por ursos polares fica em região remota
A Ilha Koliutchin está localizado no Nordeste da Rússia. O assentamento mais próximo fica pouco mais de 14 quilômetros e só é possível através de transporte marítimo. Porém, o mar ao redor da ilha fica coberto de gelo por cerca de nove meses ao ano.
Não há vilarejos residenciais da Ilha Koliutchin atualmente, embora os arqueólogos tenham descoberto que esses lugares já eram habitados há 1,5 mil anos.
Em 1934, cientistas soviéticos construíram nesta área uma estação polar da Rota do Mar do Norte. A base ficou em funcionamento até 1992 e a ilha foi abandonada desde então.
Agora, a estação que está em ruínas e as casas de madeiras dos exploradores polares são as principais atrações da ilha.
Após o encerramento das atividades da estação, animais e pássaros recuperaram seu habitat natural. Às vezes recebem visitas de cientistas ou pesquisadores, assim como a de turistas ocasionais.
Ursos polares não são os únicos moradores do local. Morsas e uma variedade de espécies de aves do Ártico também habitam a região. “As pessoas vêm e vão, mas as feras sempre vão morar aqui”, comentam os visitantes nas redes sociais.
*Com informações do g1