PRIMEIRA VEZ

Vaticano autoriza bênção de padres a casais do mesmo sexo

Papa Francisco assinou o documento

Papa Francisco ora por vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (Foto: Reprodução)

O Papa Francisco assinou um documento que permitirá a padres abençoarem casais do mesmo sexo. A informação foi confirmada pelo Vaticano, nesta segunda-feira (18).

“Essa bênção nunca ocorrerá ao mesmo tempo que os ritos civis de união, nem em conexão com eles. Nem mesmo com as vestes, gestos ou palavras próprias de um matrimônio”, diz o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé. Trata-se de um dos órgãos responsáveis por estabelecer diretrizes para os católicos.

Desta forma, a postura mantém a oposição da Igreja em relação ao casamento gay, não podendo esta bênção ser vinculada a qualquer rito religioso do sacramento. Apenas em locais como “visitas a um santuário, um encontro com um sacerdote, uma oração recitada em um grupo ou durante uma peregrinação”.

Ainda assim, trata-se da primeira vez que existe uma autorização objetiva à bênção de casais do mesmo sexo – contudo, segue permitido que parte dos sacerdotes recusem o ritual. Em outro trecho, também é dito que “contemplamos a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados”.

Ou seja, é preciso reforçar que a bênção é diferente de uma cerimônia de casamento. Fica a possibilidade de “abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente seu status ou modificar de qualquer forma o ensino perene da Igreja sobre o casamento”.