JUBILEU

Vaticano inclui evento organizado por católicos LGBTQIA+ no calendário do Jubileu 2025

Igreja espera 33 milhões de peregrinos em evento organizado a cada 25 anos

Vaticano inclui evento organizado por católicos LGBTQIA+ no calendário do Jubileu 2025 (Foto: Pixabay)

Em 2025, vai constar no calendário oficial do Jubileu um evento organizado por católicos LGBTQIA+. A ação, incluída pelo Vaticano, é a peregrinação do grupo italiano La Tenda di Gionata, que fará parte da solenidade religiosa, em Roma, em 6 de setembro do próximo ano.

Pelas redes sociais, o grupo disse que estará presente em Roma, “trazendo conosco nossa mensagem de inclusão, amor e fé. Será uma oportunidade extraordinária para testemunharmos juntos o valor de uma Igreja aberta a todos, sem exclusões”.

O grupo La Tenda di Gionata tem por objetivo o acolhimento para a comunidade LGBTQIA+. Eles afirmam ter optado por falar da fé e dos cristãos LGBT, “através de testemunhos de vida, contando as diversas experiências pastorais em curso nas diversas Igrejas e o percurso pouco conhecido dos grupos cristãos LGBT, porque acreditamos firmemente que é o momento de iniciar uma abordagem séria e discussão calma sobre estas questões”.

O Jubileu é organizado a cada 25 anos pela Igreja Católica. A expectativa é que 33 milhões de peregrinos de todo o mundo participem.

Jubileu

Sobre o Jubileu, trata-se de uma celebração religiosa da Igreja Católica que ocorre a cada 25 anos. A solenidade representa um período de perdão, reconciliação e renovação espiritual.

O evento é baseado na Bíblia, sendo que a palavra “jubileu” deriva do hebreu yobel, nome do chifre de carneiro usado para anunciar o Dia da Expiação (Yom Kippur). Durante o período, os católicos podem receber a remissão total dos pecados.

Os fiéis, inclusive, são incentivados a praticar atos de fé, como orações, confissões e obras de caridade. O Jubileu 2025 será um evento de grande importância, sobretudo para aqueles que visitarem Roma. O lema será “Peregrinos de esperança”.