Veja como ficam os títulos da família real após morte da rainha Elizabeth II
Rei Charles III em seu novo pronunciamento confirmou que irá nomear seu filho William como príncipe de Gales
Com a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, seu primogênito tornou-se o novo rei, com o nome de Charles III. A mudança de monarca provoca também uma alteração nos títulos nobiliárquicos dos demais membros da família real.
Aos 73 anos, Charles III será o rei mais velho a assumir o trono. Antes, o recorde era de William IV, que chegou ao cargo com 64, em 1830. A linha de sucessão direta é agora formada pelo filho de Charles, o príncipe William, e o seu neto, George, filho mais velho de William e sua mulher, Kate Middleton.
Em seu primeiro pronunciamento como rei, Charles anunciou seu filho William como príncipe de Gales, título que até então pertencia a ele próprio. Com isso, a mulher de William, Kate Middleton, passa a ser a princesa de Gales, posto que pertenceu a princesa Diana.
Camilla, rainha consorte
Em uma declaração de 6 de fevereiro deste ano, a então rainha Elizabeth II afirmou que era de seu desejo que Camilla Parker Bowles, casada com Charles, assumisse o título de rainha consorte, o mesmo usado por sua mãe.
“E quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei (…) é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte, pois continua seu próprio serviço leal”.
Príncipe William, duque da Cornualha e Cambridge
Filho de Charles, o príncipe William recebeu o título de duque de Cambridge após seu casamento com Kate Middleton, em 2011. Ele assume também o título de duque da Cornualha, que pertencia ao seu pai. Com isso, passará também a ser o dono do ducado da Cornualha, uma propriedade de 150 mil acres e que gera uma renda anual de 20 milhões de libras (R$ 120 milhões).
Kate Middleton, duquesa da Cornualha e Cambridge
Casada com William desde 2011, Kate Middleton acompanha o marido na mudança e herda o título que era de Camilla. Assim, além de duquesa de Cambridge, passa a ser também duquesa da Cornualha e será referenciada pelos dois títulos.
Os filhos de Kate e William também seguirão o pai e a mãe na mudança de títulos. George, de 9 anos, Louis, de 4, e Charlotte, de 7, passarão a serem chamados de príncipes e princesa da Cornualha e Cambridge.