VIOLÊNCIA

Vídeo: Irã prende estudante que tirou a roupa para protestar contra assédio

Mulher teve roupas rasgadas nas dependências de uma universidade do Irã porque não seguiu regras rígidas sobre uso do hijab

Uma jovem estudante iraniana foi presa depois de tirar a roupa e ficar apenas de calcinha e sutiã para protestar contra uma agressão que sofreu das forças de segurança do país.

A mulher teria tido as roupas rasgadas nas dependências da Universidade Azad de Ciência e Pesquisa de Teerã, no último sábado (2), pelo fato de não seguir regras rígidas sobre o uso do hijab. A informação é do portal Iran International.

Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais mostra uma mulher sentada e andando pelo campus da universidade só de roupa íntima.

Outro vídeo mostra ela sendo detida por policiais e levada à força para dentro de um carro.

Em um post na rede social X, a Universidade Islâmica Azad confirmou a prisão da jovem, mas não explicou o motivo. “Após um ato indecente cometido por um estudante do Departamento de Ciência e Pesquisa da universidade, a segurança do campus interveio e entregou o indivíduo às autoridades policiais”, escreveu Amir Mahjoub, diretor geral de relações públicas da Universidade Islâmica Azad.