UCRÂNIA

Zelenski nomeia novo chefe de agência de segurança após exoneração com suspeita de traição

Zelenski indicou o diretor do departamento de combate à corrupção para chefiar a agência de segurança interna

Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski (Foto: Reprodução)

presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, indicou o diretor do departamento de combate à corrupção para chefiar a agência de segurança interna, após escantear abruptamente o titular do órgão.

Vasil Maliuk, nomeado em decreto publicado nesta segunda (18), assumirá o Serviço de Segurança de Estado em momento conturbado —no domingo (17), Zelenski desligou a procuradora-geral, Irina Venediktova, e suspendeu do cargo de chefe de segurança o amigo de infância Ivan Bakanov, pelo que ele descreveu como falha em erradicar traições na agência.

Kiev destacou a experiência de Maliuk no Serviço de Segurança de Estado, em que era diretor do combate à corrupção e ao crime organizado desde março de 2020.

Outra importante mudança no alto escalão do governo ucraniano foi a renúncia, ainda não explicada, da ministra de Políticas Sociais, Marina Lazebna, que havia sido aprovada pelo Parlamento na semana passada. Deputados de oposição preveem a nomeação de um funcionário do gabinete presidencial para o posto.