COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Rogério divulga entregas e propostas na área ambiental em semana cinza em Goiânia

Candidato à reeleição busca sintonia com eleitor diante do debate sobre sustentabilidade

Diante da névoa de fumaça que atingiu a capital nesta semana, o prefeito Rogério (Solidariedade) tem destacado a qualidade do ar da cidade e entregas da administração como evidências do compromisso com o meio ambiente. Nos debates eleitorais, a campanha já tem explorado a inauguração de sete novos parques e a ampliação de 150% dos ecopontos, além da construção de 75 praças e revitalização de outras 425, em um contraponto ao discurso de opositores de “terra arrasada”.

Nesta segunda-feira (26), Rogério divulgou uma força-tarefa para fiscalizar e penalizar queimadas irregulares na cidade em uma tentativa de vincular avanços da administração à sua pretensão eleitoral.

A campanha também divulgou à imprensa propostas que constam no Plano de Governo para o segundo mandato, se eleito, que trata a “sustentabilidade como prioridade, com foco na melhoria da qualidade do ar e da qualidade de vida em Goiânia”. O documento prevê a expansão e proteção das áreas verdes, plano de arborização urbana e investimentos em obras de drenagem para evitar alagamentos, bem como a proteção de nascentes urbanas.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, a gestão de Rogério inaugurou sete novos parques e expandiu em 150% no número de ecopontos destinados ao descarte de resíduos. Os novos parques inaugurados incluem o Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, no Sudoeste, o Parque Itatiaia, na região Sul, e o Parque Sargento David Luiz, na região Oeste. Na região Norte, foi construído o Parque das Flores, e na Leste, foram entregues o Parque Municipal Marcos Antônio Machado e o Parque Rio Jordão. A última etapa do Parque Leonardo Peixoto, na região Sudeste, também foi concluída.

Além dos parques, a gestão de Rogério construiu 75 novas praças e revitalizou 425 já existentes. Com o plantio de mais de 380 mil árvores, Goiânia agora conta com 1 milhão de árvores em 63 bosques e parques, resultando no recente reconhecimento pela ONU de Goiânia como ‘Cidade Árvore do Mundo’.