108 candidatos são considerados inaptos para as eleições de 2022 em Goiás
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu 108 candidaturas como inaptas para as eleições de outubro…
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu 108 candidaturas como inaptas para as eleições de outubro em Goiás. Dos quais 69 candidatos são considerados indeferidos e 38 renunciaram, enquanto outros 18 apresentaram recursos em instâncias superiores. Os dados foram consultados na manhã desta terça-feira (13).
O número é menor do que na eleição passada. Em 2018, foram 153 candidaturas consideradas inaptas, das quais 88 indeferidas pela Justiça Eleitoral e 64 por renúncia do próprio candidato.
No caso da candidatura a governo estadual, apenas um teve a candidatura considerada inapta: o candidato do PCO, Vinícius Paixão. No entanto, como segue com recurso em instância superior o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a considerada apta até que seja julgada.
Do mesmo modo, o candidato ao Senado pelo PCO, Antônio Carlos da Paixão, também tem a candidatura indeferida, mas por ter recurso segue como apta.
Indeferimentos
A maioria dos registros indeferidos pela Justiça Eleitoral o foi por “ausência de requisito de registro”, com 67 casos. O segundo maior número de casos foi por “indeferimento de partido ou coligação”, com 28 casos e, por fim, quatro casos por não cumprimento da Lei da Ficha Limpa.
Um dos indeferimentos é o caso do presidente do PDT em Goiás, George Morais, candidato a deputado estadual. A corte considerou que ausência de filiação partidária no prazo de 6 meses anterior às eleições. No entanto, a defesa citou que a filiação estava regular e deve recorrer do caso.
Candidatos indeferidos em Goiás
- Deferidos – 1.096
- Indeferidos – 69
- Indeferidos com recursos – 18
- Deferidos com recursos – 2
- Renúncias – 38
- Pedido não reconhecido – 1