146 dos 160 diretórios do MDB em Goiás decidem por aliança com Caiado
Com isso, fica oficial a caminhada do MDB junto com Caiado em 2022
O presidente do MDB em Goiás Daniel Vilela apresentou nesta quinta (16) o resultado da consulta feita junto aos diretórios municipais sobre a aliança com o governador Ronaldo Caiado (DEM) na Executiva, em Goiânia: 146 de 160 cartas são favoráveis.
Anteriormente, vale lembrar, 27 dos 28 prefeitos do partido já tinham se manifestado favoráveis. Além disso, um manifesto público de três dos quatro deputados estaduais da bancada do MDB já tinha sido emitido pela aliança, bem como do MDB Mulher e da Juventude do partido, entre outros segmentos emedebistas.
Com isso, fica oficial a caminhada do MDB junto com Caiado em 2022. Ainda não se sabe, contudo, se Daniel Vilela vai ocupar um cargo na chapa majoritária.
O senador Luiz do Carmo, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Paulo Ortegal e o deputado estadual Paulo Cezar marcaram presença no encontro. Destaca-se, Luiz do Carmo não é contra a aliança, mas torce para o MDB não indique a vice. Caso isso ocorra, as chances dele de ficar na chapa de Caiado e disputar a reeleição ao Senado diminuem.
Caiado visitou Daniel em agosto e o convidou para a chapa majoritária
Antes de anunciar o resultado, contudo, Daniel relembrou a passagem do governador ao diretório em 20 de agosto deste ano. Ele lembrou que o próprio Caiado falou da importância do MDB na vitória dele para senador em 2014 e disse entender que era imprescindível o processo de consulta que foi feito.
Ainda sobre a visita, vale lembrar, o governador admitiu que convidou Daniel para a chapa majoritária – mas não disse se é para ocupar a vaga de candidato a vice-governador ou senador. Daniel Vilela, por sua vez, chamou de “gesto histórico” a visita do governador ao diretório. Segundo ele, o evento pesará na decisão do partido sobre que rumo tomar em 2022.
Vereadores de Goiânia manifestaram apoio a aliança
Em seguida, os vereadores de Goiânia se reuniram com o presidente do MDB da capital Carlos Júnior e Daniel Vilela na presidência da Câmara municipal. Ao Mais Goiás, Kleybe Morais reforçou que a bancada é coesa e a favor da aliança. “A pauta era se o MDB lançaria candidato ou apoiaria Caiado, em 2022. Fizemos ampla análise, todos puderam falar e, verificando o cenário, concluímos que o melhor caminho para o MDB é uma composição com Caiado.”
Para ele, seria bom para partido recuar de uma candidatura própria nesse momento e retornar com o apoio do grupo do governador, em 2026. “O grande desafio é aparar as arestas e exercer a arte do convencimento para as pessoas que sintam desconfortáveis possam refletir”, argumentou – destaca-se, nomes como o do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e do deputado estadual Paulo Cezar Martins defendem candidatura própria.